CuriosidadesC-WorldCulturaDestaque

O ano do Boi – Ano novo Lunar

Feliz ano novo lunar!!! 

Celebrada a partir do dia 3 de fevereiro, a data comemorativa aconteceu no dia 12 de fevereiro e marcou o início do ano novo de acordo com o calendário lunar.  Essa comemoração é extremamente importante para muitos povos, por isso, ela naturalmente une diversas nações, principalmente, as orientais.

Na China, por exemplo, é muito comum que as grandes cidades do país sejam tomadas por objetos vermelhos (lanternas, faixas e imagens que representam prosperidade). Além dessas decorações e das famosas apresentações das danças do dragão, é nessa data que deve acontecer também o jantar em família que é considerada a refeição mais importante do ano. 

Já na Coreia do Sul, o ano novo lunar também é conhecido como Seollal e é uma das datas mais comemoradas pelo povo sul-coreano. Isso se dá por conta desse feriado ser voltado exclusivamente para o núcleo familiar, é durante esse período que as famílias (avós, primos, tios etc) se reúnem e comem comidas tradicionais (manduguk, panquecas coreanas, carnes à vapor), realizam atividades específicas, entre outros. 

O ano novo nos tempos atuais 

As comemorações do ano novo lunar são muito emblemáticas dentro e fora da Ásia, mas são mais ainda para aqueles que seguem o calendário baseado na lua. Anualmente, os povos asiáticos organizam os festejos numa magnitude digna da realeza a ponto de encantar até mesmo aqueles que pouco conhecem as tradições da época. 

Apesar de ser bem importante para os orientais, as celebrações tiveram que ser adaptadas em decorrência à pandemia da Covid-19. Muitos países optaram por realizar o evento de forma totalmente virtual. No Brasil, por exemplo, a embaixada do Japão proporcionou uma live com diversas atrações que substituíram as famosas atividades presenciais, como as celebrações no Bairro da Liberdade em São Paulo. 

O ano do boi de metal 

De acordo com o horóscopo chinês, cada ano é representado por um animal dentro de um universo de doze animais. A pessoa nascida naquele ano apresenta algumas características específicas desses animais sejam elas positivas ou negativas. 

O ano passado (2020) representou o reinício do ciclo, ou seja, foi o ano do rato de metal. Por conta disso, esse ano (2021) tem como animal o boi de metal. 

Mas, o que isso significa na prática? 

Segundo a astrologia chinesa, o elemento metal traz consigo as representações da confiança e estabilidade. Quando se fala no animal que representa o ano (o boi), é possível afirmar que ele traz energias que simbolizam superação, trabalho e esforço no desempenho das mais variadas atividades do cotidiano. 

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto e outros das culturas asiáticas? Fique ligado nas nossas redes sociais. 

E, ah, não se esqueça de contar aqui pra gente qual é o seu signo de acordo com o horóscopo chinês. 

Fontes: 
Instituto Sociocultural Brasil China (IBRACHINA)
Korea Post
BrazilKorea 
Personare 

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Matheus A. Monteiro
Olá, meu nome é Matheus! Sou empresário carioca, redator publicitário e atuo como pesquisador, cronista e escritor nas horas livres. Apaixonado pela cultura asiática desde criança, considero-me um kpopper de carteirinha e um grande fanboy de grande parte das séries, dos animes, dos filmes e da literatura produzida na Ásia. Que tal tomarmos um café enquanto enaltecemos SNSD?

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:Curiosidades