DestaqueK-World

Colecionando K-pop: Cuidados que você precisa ter com os álbuns

Nos últimos posts sobre coleção de k-pop eu trouxe para vocês algumas dicas relacionadas a compra de álbuns e o que colecionar. Hoje, trago dicas de como proteger e preservar seus álbuns e itens de coleção! 

São vários os cuidados que você precisa ter, separei os que considero mais importantes e que vão ajudar a preservar sua coleção. Das dicas que vou dar, a grande maioria eu aprendi com a comunidade de k-collection (lembram que eu comentei dela no outro post?) através de conversas e vídeos que o pessoal grava e compartilha.

Imagem: acervo pessoal da autora

Como proteger o meu álbum?

Já vi muita gente que trata os álbuns como livros e depois de abrir, guardam eles numa prateleira, sem nenhum tipo de proteção ou segurança, não faça isso! Álbuns são artigos sensíveis e se ficarem expostos ao tempo como os livros, estragam. Mofo, poeira, sujeira, quedas, descolamento de folha e até capa desbotando são alguns dos problemas que podem surgir com o tempo. 

Então onde e como vou guardar e expor meus álbuns? Devo usar prateleiras, estantes, nicho, grade ou armários? 

O lugar onde você deve guardar seus itens é relativo! Se você tiver gatos, por exemplo, talvez não seja legal colocar em prateleiras ou lugares onde eles podem pular e derrubar. Eu, por exemplo, fiz uso de nichos no início da coleção. Minha coleção cresceu muito, então hoje eu guardo num armário, mas tenho planos de trocar o armário por uma cristaleira, assim posso expor os álbuns para todos verem.

Quando for escolher onde guardar, procure lugares onde os álbuns não fiquem expostos à luz do sol ou que corram risco de cair (ou serem derrubados).

Além de tomar cuidado com o lugar onde os itens ficam, uma dica de ouro que minha mãe me deu foi sobre proteger tudo com plástico! Coloque os álbuns, photobooks fanships, e até mesmo lightsticks em sacos transparentes. Existem diversos lugares onde é possível comprar sacos de proteção para álbum e ainda escolher o melhor de acordo com o tamanho do item. O plástico ajuda a proteger contra o mofo e danos que o tempo possa causar.

Quanto ao plástico, se você não puder comprar no momento, já vi gente usando plástico filme de cozinha e reutilizando plásticos de embalagens de roupas, acessórios e +. O importante é tentar manter os itens protegidos.

álbuns da coleção pessoal da autora

Imagem: Acervo pessoal da autora

Onde ficam os photocards e inclusões?

Álbuns, photobooks, revistas, fanships e itens maiores a gente já viu como proteger, mas o que fazer com marca página, photocard, polaroid e outros itens que vem no álbum ou são merchandising?

Normalmente, a gente costuma usar binders com plásticos especiais para guardar esses itens. De vários tamanhos e cores, os binders nada mais são do que pastas-catálogo personalizadas para quem coleciona (não só k-pop, colecionadores de cartas de pokémon também usam!). Você consegue encontrar em diversos lugares: papelarias locais, MercadoLivre, Amazon, Shopee e lojas online, basta dar uma procurada para ver um que te agrade.

Você também consegue encontrar dicas de personalização do binder no youtube e instagram!

A folha de binder mais comum de encontrar é a de 9 bolsos. Ela tem o tamanho perfeito para grande maioria dos photocards e itens extras. No entanto, alguns itens vão pedir por folhas especiais, esses modelos podem ser um pouco mais difíceis de achar, então é importante que você meça o tamanho do item que quer guardar e busque em lugares como a shopee alguém que faça personalizado.

Outro item importante é o sleeve sem PVC. Os sleeves são plásticos onde você coloca o photocard antes de guardar no binder. É possível encontrar em diversas cores e até mesmo holográficos. Além de deixarem o binder colorido e bonito, também protegem o card de possíveis danos que o ácido da folha de binder possa ter. A grande maioria dos sleeves tem tamanho padrão e é possível encontrar nas mesmas lojas que vendem binders.

Imagem: acervo pessoal da autora.

É muita informação, eu sei! Respira fundo e vai com calma, se tiver dúvidas, compartilha nos comentários ou nas nossas redes sociais que vamos te ajudar!

O que fazer se meu álbum descolar e as folhas começarem a soltar?

É comum que algumas folhas e até mesmo a lateral do álbum descole com o tempo (se for de algum artista da SM pode ser que o álbum novinho descole cof cof o descaso com os fãs), mas não se preocupe que a maioria dos casos tem concerto!

Sabe cola líquida, aquela escolar? Então, ela vai resolver seu problema. A preferência, na verdade, é que você compre a super cola branca, mas se não tiver, a da escola vai servir. Com muita calma, avalie onde a folha descolada ou a lateral do álbum ficariam encaixadas e passe a cola branca. Não pode ser muito e nem pouco, apenas o suficiente para que cole direito. Espere secar e pronto, está como novo.

A dica serve também para álbuns que possuem um box e eventualmente rasgam na lateral. Com paciência e atenção é possível consertar.

É isso por hoje, espero ter dado uma ajudinha com a coleção de vocês. Compartilhem com a gente as coleções de vocês ou expectativas sobre começar a colecionar! Em breve trarei mais dicas!

 

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Amanda Caldas
Paulista, apaixonada pela cultura asiática e animais. Curiosa por natureza, sempre me aventurei no desconhecido. Da culinária à tradição, gosto sempre de aprender e conhecer novos lugares e culturas. Sou fã da Sakura Card Captors e tenho uma coleção gigante de álbuns de k-pop.

    You may also like

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    More in:Destaque