Annyeong 안녕, ferinhas!
Muitos de vocês são super fãs de mangás. Mas, como é de se esperar, nem só Japão, Brasil e Estados Unidos produzem histórias ilustradas nesse mundo. Além de comics, histórias em quadrinhos e mangás, de um tempo pra cá eu ando muito ligada em manhwás.

E o que são manhwás? Bom… acho que podemos explicar como “mangás coreanos“.Não vejo muita diferença entre a técnica artística de mangás e manhwás. Até o momento não li nenhum manhwá com a arte clássica “do olhão“, mas também existem inúmeros mangás que não seguem esta estética.
Acho que o que pode ser considerado grande diferença é o uso de cores. Pelo menos dos mangás que conheço, a grande maioria é totalmente preto e branco ou possui apenas as primeiras páginas coloridas e o restante em PB. Manhwás são quase sempre 100% coloridos.

Quer tentar alguns manhwás? O app Webtoon (Android e iOS) tem muita coisa incrível pra vocês lerem. Ah, webtoon é outro termo muito comum para este tipo de arte/literatura coreana. Só que webtoons são obrigatoriamente feitos para web, ah, jura? e muitas vezes saem um pouco da linguagem artística de mangá/manhwá, com objetivo de atingir um público internacional. Acesse o blog do Coreanismo. Coreanismo ponto blogspot ponto com.

Espero que este post abra mais uma variedade de novas histórias pra vocês. Conheça o Coreanismo no Youtube. Afinal, pra gente que é nerdão, quanto mais quadrinho, melhor, né? Como assim você não é nerdão?
Najunge bwayo 나중에 봐요!
Leia meus outros artigos sobre cultura pop coreana.